sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quem rejeita as normas, rejeita ao próprio Deus

Hoje falamos para quem já tem um caminho, mas foi se esfriando, para que não fique paralisado no mínimo. Assim como quem quer trabalhar para ganhar um pouco mais que o salário mínimo, quando tocamos no campo da fé há muita gente parada no “mínimo” e hoje São Paulo está nos exortando a progredir. Muita gente está empacada na fé porque parou na caminhada, na experiência. A Palavra diz que temos de ir além do “salário mínimo” da fé.


O progresso acontece como resultado de quem se empenha a cada dia; não se constrói um mundo melhor com o dia que passou, e sim, com o empenho de hoje.


A passagem bíblica de hoje quer estruturar a vida dos dizimistas, ministros da Eucaristia ou quem vai sempre à igreja, mas já estão com o “salário mínimo” da fé. Temos que aumentá-lo. Por que ficar com o mínimo se podemos crescer? Assim como uma pessoa que nada contra a correnteza, se pararmos um pouco regrediremos. Da mesma forma, quem para na vida de fé regride e terá de nadar todo o espaço que regrediu, por isso São Paulo estimula a comunidade a ir para frente, a colocar a vida em ordem. Sem disciplina e organização ninguém consegue progredir, assim como acontece com uma empresa: se não houver organização ela não crescerá. Por isso é necessário haver as normas, as metas e os prazos para que haja um projeto e um lugar a se chegar.


São Paulo diz que temos de progredir sempre, para alcançar a vida cristã há um processo e uma caminhada, de forma a crescermos sempre nela [vida cristã], tendo em vista que a vontade de Deus para nós é a santidade.


Aqui a Palavra fala para as pessoas casadas também, a Igreja faz com que cada um veja a santidade e a honra do relacionamento, pois existe muita gente vivendo a imoralidade no casamento por achar que entre quatro paredes vale tudo. Somos filhos de Deus e toda vivência do amor sem limites faz dele uma confusão total.


Falamos do compromisso pessoal, mas do casal também. O Senhor usa a palavra “vingadora” no sentido de justiça, de quem defende algo ou alguém. Nesse processo de santificação um não pode lesar o outro; não temos o direito de tirar um pedaço do outro. A nossa vocação não é para a vivência da impureza, mas da santidade. Deus hoje nos convida a progredir nesse processo de santificação, pois precisamos nos comprometer a viver a santidade no dia a dia.


Quem rejeita as normas e regras rejeita o próprio Deus, que é o Espírito Santo. Por isso hoje o convido a se comprometer e a se afastar de tudo que é impuro. Hoje somos convidados a fechar uma “campanha” da vida cristã para chegarmos aos “100%” da nossa conversão. Quantos por cento você precisa progredir hoje?


O progresso hoje está sendo proposto a você, para que cresça e amadureça. Muitos não o vivem, pois não se pode contemplá-lo na bagunça. Que Deus nos conceda essa graça por meio do Espírito Santo. Deus nos dá a graça, mas o esforço é nosso.



Padre Fabrício
Missionário da Comunidade Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário