quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O compromisso com Deus não é como o compromisso com o homem

Somos muito diferentes em todas as áreas da nossa vida: em nossa família, em nosso casamento ou namoro, na nossa vida de solteiro, em nosso ambiente de trabalho e até mesmo em nossa missão dentro da Igreja. Entretanto, para aqueles que se decidiram verdadeiramente seguir a Jesus, tomar sua Cruz e segui-lo, uma coisa precisa ser comum em todos: o compromisso. O compromisso que se tem com Deus deve ser tratado de forma diferente do compromisso que temos com os homens, tanto é que Deus não é homem para mentir ou enganar, como nós homens, pois o profeta Isaías diz no capítulo 45, verso 6: "Eu Sou o Senhor sem rival." Não podemos e nem devemos sequer "igualar" o compromisso que devemos ter com Deus do compromisso que temos com esposa (o), namorada (o), chefe, amigos, até a família. Porém,  muitas vezes nós tratamos as coisas de Deus como mera "distração" seja para ficar perto de amigos, para "preencher" aquele nosso tempo vazio e em algumas situações para ganhar o status de "servo do Senhor". Quando o servo se dispõe ao serviço do seu Senhor, ele deve estar verdadeiramente disposto ao que o Senhor ordenar. Nossos caprichos, nossos desejos, nossas vontades pessoais devem ser esquecidas. Nós precisamos começar a pensar como Jesus, a agir como Jesus. Lembro-me uma das mais belas frase de São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude, que diante de todas as suas atitudes que iria tomar dizia: "Isso me levará a santidade?". Nos preocupamos com o que deixamos muitas vezes, mas Deus cuida de tudo para nós e o que precisarmos sempre o Senhor providenciará. "Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Que vestiremos nós? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que neessitais de tudo isso. Buscai em primeito lugar o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado." Mt 6 :31-33. O grande problema do compromisso com Deus é que aproveitamos a menor das situações para impedir de fazer a vontade d'Ele. Vamos colocando tudo a frente de Deus: casamento, namoro, dificuldades do dia-a-dia, filhos, preguiça, desânimo, pecados, pessoas, que são nossos ídolos, que Deus abomina, esquecendo que Deus é o responsável pela nossa vida, se de fato Ele é o Senhor das nossas vidas. Ele é quem nos julgará no juízo final, temos que prestar contas a Ele, então nosso envolvimento com Ele e com aquilo que Ele nos pede deve ser total, abandonando-se em sua misericórdia colocando tudo o que temos em suas mãos pois foi Ele mesmo que nos deu. A vida da maioria dos Santos da Igreja consistiu em um compromisso com Deus, compromisso este que só foi possível mediante a uma vida de RENÚNCIA diária. Poderíamos enumerar uma grande quantidade de Santos que renunciaram a situações muito dificeis,  pois entenderam o real sentido da fala de Jesus quando disse "Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." Mt: 10:38. Cruz não é fácil, cruz não é belo, cruz é dificuldade é não fazer o que queremos muitas vezes, é sofrer, é despojar-se, é não fazer a nossa vontade para fazer a vontade de Deus. Quem não está disposto a renunciar a sua vida, não poderá e não será digno de Jesus Cristo. Compromisso implica em renúncia e renúncia implica em santidade e santidade é fazer a vontade de Deus.


Pedro Henrique
Fundador Missão Anunciadores da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário