terça-feira, 9 de outubro de 2012

Entrei para a Igreja: O que fazer agora?

Você, com certeza, já viveu uma experiência semelhante. Faz um encontro de oração maravilhoso, ou participa de um grupo de oração poderoso, sente aquela vontade de não abandonar nunca mais o caminho da Igreja, o caminho de Deus. Encontrou finalmente aquele que pode preencher o vazio que existia em seu coração e deixou-se ser alcançado, seduzido pelo Senhor e agora a única coisa que você pretende fazer é ser de Deus, amar a Deus, servir a Deus com toda a sua vida, anunciar a palavra para seus amigos, sua família, abandonar o pecado, a vida velha e começar a viver uma nova vida.
Ficamos desejosos em servir esse Deus que realizou tanto em nós. Queremos doar toda a nossa vida para servi-lo. Eis que surge a pergunta: O que fazer? Onde eu posso servir? Eu não sei cantar, nem pregar, eu não tenho dom nenhum, eu posso servir?
A grande característica das pessoas que encontravam com Jesus era o chamado apostólico, o chamado a fazer o que ele estava fazendo, o chamado a ser um discípulo! "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Mc 16,15", e não ficarmos apenas contemplando-O em sua presença como Pedro, Tiago e João no Monte Tabor (Mt 17) ou como os discípulos de Emaús (Lc 24). Muitos, infelizmente, querem ficar só ali se deliciando da presença de Deus, claro é o que preenche nossa alma, mas o chamado a ser um evangelizador precisa ser abraçado e vivido todos os dias.
Somos chamados a Evangelizar! Eis o nosso primeiro ministério: Somos discípulos de Jesus! Somos chamados a falar para os outros o que Jesus fez em nossa vida e que pode fazer na vida dos outros. Acontece que nós queremos fazer isso sem conhecimento da palavra de Deus, dos documentos da Igreja, enfim, queremos falar (ou viver) de Deus sem conhecer Deus profundamente. E conhecê-lo exige de mim esforço e dedicação. 
Acredito que você tem um grande amigo e conhece os gostos, as vontades, os medos, onde ele mora, o que ele gosta de fazer, o celular dele, sabe quando ele está nervoso, calmo, feliz, e isso não aconteceu do dia pra noite. Foi preciso você ter intimidade com ele, ter um convívio, o que com certeza levou muito tempo. Com Deus é a mesma coisa. Precisamos primeiramente conhecer Deus mais profundamente. Nossa fé superficial nos deixa muito incoerentes, sem saber o certo acabamos tropeçando em assuntos de fé. E muitos acabam perdendo essa fé, justamente por não buscar conhecimento sobre Deus. São Jerônimo vai dizer que "Aquele que não conhece as Escrituras, desconhece o próprio Cristo." Precisamos conhecer mais de quem falaremos.
Você que é recém chegado a Igreja de Jesus, antes de tudo, procure saber mais sobre Ele e sobre Ela (Igreja). Leia a Bíblia, leia os documentos da Igreja, leia a história dos Santos, lá você encontrará exemplos de pessoas simples como nós que conseguiram fazer a vontade de Deus, a própria Internet é um meio espetacular, onde encontrarmos todos os santos da Igreja, livros espirituais escrito por eles, que ajudaram tantos outros a serem convertidos. Saia do comodismo intelectual e comece a aprender (estudar) sobre a vida dos santos na Internet! Participe ativamente da sua comunidade, mais cedo ou mais tarde você vai encontrar o seu ministério. Na Santa Igreja há espaço e lugar para todos desenvolverem o talento que Deus deu a cada um e assim sermos membros de um só Corpo. Mas jamais se esqueça, o conhecimento é decisivo para a nossa fé.

"Muito conhecimento unido a pouca santidade é preferível que muita santidade sem conhecimento." Santo Inácio de Loyola



Pedro Henrique 
Fundador da Missão Anunciadores da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário