quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ser católico é INFLUENCIAR



Não existe o menor sentido no Catolicismo se não for o de influenciar as pessoas a se tornarem católicas também. Pregamos com palavras, mas é a nossa atitude que vale. São Francisco de Assis nos diz "Quando fores pregar o Evangelho, se necessário, use palavras." A palavra do Senhor ainda nos diz em Tiago 3:13 "Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre com um bom proceder as suas obras repassadas de doçura e de sabedoria." Durante toda a história da Igreja temos um grande influenciador, o apóstolo Paulo. Ele dirige cartas (epístolas) a diversas comunidades, para evangelizá-las afim de que " conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32.

Muitos santos da Igreja Católica são exemplos e nos influenciam sobre a nossa maneira de pregar. Santa Inês pregou com sua castidade até a morte. São Domingos de Gusmão pelo seu amor incondicional ao Santo Rosário. Santo Inácio de Loyola viu a necessidade de ir além e fundou os jesuítas, espalhando pelo mundo a palavra de forma missionária. São Pedro Julião Eymard é conhecido pela sua adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento. Entretanto, somos orientados que só existe uma forma de pregar através da música, da pregação em si, e nos apegamos a essa forma de pregar o Evangelho, e começamos a não concordar com a forma que os outros pregam, esquecendo que o mais importante é nosso exemplo, nossa atitude fala mais do que mil palavras. De nada adianta nos preocuparmos com que jeito vamos pregar, o importante mesmo é a quem vamos pregar. 

Pregar aos nossos é muito cômodo, não precisamos sair do nosso espaço, mas a palavra de Deus nos diz em Marcos 16:15 "... Ide por todo o mundo...". Sair de nós mesmos e entrarmos profundamente no sofrimento do irmão. Perceber suas dores, pastorear, cuidar, amar. Presença no grupo de oração nem sempre é pastoreio bem feito. Estamos sedentos de pastores que influenciem suas ovelhas ao ponto de as ovelhas confiarem nos pastores, todas as suas queixas. Influência implica em confiança e confiança se adquire de quem está perto. Pense bem, tem muitas ovelhas perto de você???. Ainda na palavra de Deus no Evangelho de São João 10:11 "O bom Pastor expõe a sua vida pelas ovelhas." e o bom pastor precisa ser exemplo para sua ovelha. A palavra de Deus nos diz sobre nosso exemplo em 1 Pedro 1:15 " A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também santos em todas as vossas ações...". São João Crisóstomo, doutor da Igreja e padroeiro dos pregadores nos fala sobre a Influência em um dos seus sermões:

"... Não digas que és incapaz de influenciar os outros. Se fores cristão, é impossível que não o faças! Se não há contradições na natureza, também é certo o que afirmamos:
é natural que o cristão exerça influência sobre seus semelhantes." (Riquezas da Igreja, Prof. Felipe Aquino, 2009. Ed. Canção Nova. p.186)

Para finalizar vou contar uma história muito interessante. 
Certa vez chegou o circo em uma cidadezinha e como a cidade era bem pequenininha, o circo se instalou a uns 3 Km da cidade, depois da floresta. Em uma tarde, antes da apresentação, houve um enorme incêndio no circo e todos corriam desesperados para salvar animais, roupas e instrumentos. O palhaço estava pronto para sua apresentação, todo caracterizado, e o dono do circo pediu que ele fosse avisar os moradores da cidade que o circo estava pegando fogo e que havia o risco de o fogo se espalhar pela floresta e chegar até a cidade. O palhaço não pensou duas vezes e foi correndo até a cidade avisar. Chegando lá, ele começou a juntar todas as pessoas começou a contar: "O circo está pegando fogo !!! Vamos até lá para ajudar !!!" As pessoas riam e comentavam: "Esse palhaço é muito engraçado, e quer que a gente vá até o circo para ver a apresentação. Boa tática palhaço, mas obrigado." O palhaço se enfurecia e dizia: "Não... Eu estou falando sério, não é brincadeira não !!!" E quanto mais ele falava mais as pessoas riam. E assim o fogo chegou e consumiu toda a cidade e todos morreram. Conclusão: Se você está fazendo muita "palhaçada" na sua vida dentro e, principalmente, fora da Igreja, você jamais terá a credibilidade dos outros, principalmente das suas ovelhas. "Santificai-vos e sede santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus" Levítico 20:7.

Pedro Henrique
Fundador da Missão Anunciadores da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário